Anais 2019


Relação de trabalhos apresentados no 1° Simpósio de Esporte e Lazer do Grande ABC - 2019

Atividade Recreativa como estratégia para o desenvolvimento motor
Tiago da Silva Afonso, Rafael Martins de Souza Pereira 

A utilização da avaliação física na escola
Hudson Assis da Silva,  Paulo Eduardo Duarte Cruz, Rafael Martins de Souza Pereira 

Ademir Nascimento Santos, Rafael Martins de Souza Pereira 

Estágio ONG Mão Solidária - A psicologia do esporte e o trabalho com crianças e adolescentes
Juscelene Medeiros de Oliveira, Thayla Loranne Neves Soares, Valdeniza Abrantes de Oliveira Lima, Laís Yuri Ansai, Maila Beatriz Goellner

Estágio psicologia do esporte - ONG Mão Solidária - Dinâmica do desenvolvimento
Eliana Silva de Almeida, Bianca Bezerra de Mattos, Luana de França Rodrigues, Thiago Adolfo Eggert, Laís Yuri Ansai, Maila Beatriz Goellner

Experiência teórica e prática na área da psicologia do esporte - Estágio de psicologia na ONG mão solidária
Jandilson Marcos da Costa, Karoline Bezerra de Medeiros, Laís Yuri Ansai, Maila Beatriz Goellner

Renata Laudí Caldeira, Marcelo Ramão Marques

Viviany Brugnhago, Emanuel Messias Oliveira de Carvalho, Márcia Greguol 



PROGRAMAÇÃO 2019





Palestrantes do 1º Simpósio realizado em 2019



Ricardo Ricci Uvinha

Professor Titular da Universidade de São Paulo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades EACH/USP. Orientador permanente do Mestrado e Doutorado Acadêmico nos Programas de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) e de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física (PPGCAF) da USP. Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Educação Física (1990), com Mestrado pela FEF/UNICAMP (1997), Doutorado pela ECA/USP (2003), Pós-Doutorado pela Griffith University-Australia (2004) e Livre-docência pela EACH/USP (2008). Com experiência de 27 anos de docência no magistério em nível superior, atualmente é Vice-Diretor (2018-2022) na EACH/USP. Também na EACH/USP, foi Coordenador do Bacharelado em Lazer e Turismo (2008-2011), Presidente da Comissão de Relações Internacionais CRInt (2011-2014), Presidente da Comissão de Cultura e Extensão CCEx (2014-2015), representante dos professores associados na Congregação (2010-2014) e membro titular de comissões estatutárias e assessoras na unidade. Coordena atualmente o Programa Giro Cultural USP, pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Diretor Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer (Gestão 2014-2016) e Diretor Vice-Presidente da World Leisure Organization/United Nations (Gestão 2006-2016), é atualmente Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer da Universidade de São Paulo (GIEL/USP/CNPq), Membro da World Leisure Academy (WLA/United Nations) e Diretor Vice-Presidente do BRICSCESS (BRICS Council of Exercise and Sport Science/North-West University South Africa). Entre os prêmios e homenagens recebidos, destaca-se a primeira colocação no Prêmio de Excelência em Docência da Universidade de São Paulo, recebido pela Pró-Reitoria de Graduação da USP (2013), e o reconhecimento como Primeiro Professor Contratado da EACH/USP em 2005, homenagem recebida pela Comissão EACH 10 anos (2015). (Informações extraídas da Plataforma Lattes, disponível em: http://lattes.cnpq.br/9022429185170882)


Dante de Rose Junior

Professor Titular Aposentado pela Universidade de São Paulo. Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP (1974), Mestrado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte USP (1985) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1996). Experiência e atuação nos seguintes temas: basquetebol, esporte infanto-juvenil, pedagogia do esporte, stress esportivo e psicologia do esporte. (Informações extraídas da Plataforma Lattes, disponível em: http://lattes.cnpq.br/8547223018591076)



Edison de Jesus Manoel

Mestrado (1989) em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Psicologia pela University of Sheffield (1993), Grã Bretanha e Livre Docência em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo (1998), Professor Titular da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo onde é um dos líderes do Grupo de Estudo Desenvolvimento da Ação e Intervenção Motora GEDAIM. Fez parte da equipe de elaboração do Relatório de Desenvolvimento Humano para o Brasil (2016-2017) com enfoque nas Atividades Físicas e Esportivas e seu papel no desenvolvimento humano sob os auspícios do Programa das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento (PNUD).(Informações extraídas da Plataforma Lattes, disponível em:  http://lattes.cnpq.br/1732682414878070)


Kátia Rubio

É Professora associada da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. É bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fez mestrado em Educação Física na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e doutorado em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado em Psicologia Social na Universidade Autônoma de Barcelona. Coordena o Grupo de Estudos Olímpicos (GEO EEFE-USP) e foi coordenadora do Centro de Estudos Socioculturais do Movimento Humano (CESC EEFE-USP). Foi presidente fundadora da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte. Seus estudos e pesquisas estão voltados para o imaginário esportivo, as narrativas biográficas de atletas olímpicos e para a Psicologia Social do Esporte. É pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da USP e membro da Academia Olímpica Brasileira. É colunista do Caderno de Esporte do jornal Folha de São Paulo. Tem 12 livros publicados e 19 organizados na área de Psicologia do Esporte e Estudos Olímpicos. É bolsista produtividade em pesquisa nível 2. (Informações extraídas da Plataforma Lattes, disponível em:  http://lattes.cnpq.br/0941910739814664)



Um comentário:

  1. Gostaria de assistir a palestra do professor Uvinha, Esporte e Lazer nas regioes metropolitanas ,
    Vai ser disponibilizado no youtube?

    ResponderExcluir